Últimas Notícias

Pistorius critica prótese de brasileiro e esquenta ânimos para decisão do ouro





Um clima de rivalidade promete marcar a final dos 200m rasos T44 das Paralímpiadas na noite de domingo, no Estádio Olímpico de Londres. Tudo começou quando Oscar Pistorius, favorito ao ouro, se mostrou incomodado, e preocupado, com o desempenho dos principais concorrentes, o brasileiro Alan Fonteles e o americano Blake Leeper, que também bateram a melhor marca mundial nas eliminatórias, e criticou a prótese apresentada pela dupla nos Jogos.

 "Alan já era um grande competidor, mas há alguma coisa diferente nas próteses dele. As regras permitem que os caras façam isso, mas se você pegar um vídeo antigo vai ver que ele era menor que eu e agora é maior. O mesmo vale para Blake Leeper. Isso é um problema. As regras permitem que eles se tornem maiores do que seriam. É algo realmente complicado. O próprio Leeper estava cinco metros atrás do adversário na reta final e chegou três metros na frente. Eu tenho tentado fazer com que os atletas falem algo, mas não sei o que acontece. Não estou dizendo que isso melhora suas performances, são dois grandes atletas, mas está claro que aumentam suas próteses" - disse, de acordo com o globoesporte.com





 Treinador da equipe brasileira de atletismo, Ciro Winckler confessou que Alan Fonteles realmente está mais alto que no Mundial da Nova Zelândia, no ano passado, quando foi bronze nos 100m T44 e Pistorius foi prata. Na ocasião, o brasileiro tinha 1.76m de altura e passou para 1.81m. Winckler, entretanto, revelou que Fonteles poderia subir até para 1.85m, de acordo com as regras do Comitê Paralímpico Internacional (IPC), e explicou os critérios para a medição do acessório.

 "A regra permite uma altura máxima para cada atleta. O Pistorius já tem anos de Jogos Paralímpicos, o Leeper e o Alan estão terminando agora a fase de crescimento. O Alan usava a mesma prótese desde que tinha 16 anos. Ou seja, cresceu neste ciclo. Hoje tem 20. No último ano, reajustamos a prótese ao tamanho dele. Um tamanho que nós criamos? Não. É proporcional aos segmentos do corpo. É medido braço, antebraço, fêmur, e é estabelecido dentro de uma lógica, como pede a regra. Ele estava competindo em desvantagem de condição. O colocamos em igualdade de condição. O Pistorius é um supercampeão, tanto é que quebrou o recorde mundial, mas eu acho que ele não deveria se incomodar pelos atletas se ajustarem ao crescimento natural."






0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar